segunda-feira, 9 de junho de 2014

Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2011


Em 2002, tomou-se a decisão de arrancar um conjunto de romãzeiras que ocupavam uma área de cerca de cinco hectares para se plantar vinha. Pretendia-se que o sucesso de maturação das romãzeiras pudesse transmitir-se na qualidade das uvas das castas Syrah e Touriga Franca, então plantadas naquela parcela que passou a chamar-se Vinha das Romãs. No entanto, algo de diferente foi observado durante todas as colheitas. Por mero acaso, simples conjugação de factores, ou simplesmente pelas características inerentes ao terroir, esta vinha revelou uma concentração e um nível de maturação único em toda a área de vinha do Monte da Ravasqueira. Na colheita de 2011, passados dez anos da plantação inicial, encontramos o perfeito equilíbrio entre as duas castas e conseguimos isolar as melhores zonas de cada casta que melhor transmitem a singularidade e perfil deste vinho.

Castas
Syrah (70%) e Touriga Franca (30%), provenientes de pequenas zonas dos cinco hectares, exprimem uma selecção de forma a traduzir com precisão a maturação única e elegante desta vinha.


Nota de prova
Cor encarnada escura com densidade opaca. Perfil austero e fechado a pedir tempo no copo. Nariz com frutos pretos, chocolate preto, mirtilos, especiarias e muito mineral. Na prova, é firme no ataque com taninos sólidos, finos e elegantes, com notas de ameixas, polpa de romã, tabaco, chocolate e muito mineral. Com frescura mentolada, revela-se um tinto cheio de profundidade, longo e mineral. Grande potencial de guarda em garrafa, para o período 2014-2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...