Unir o turismo ao vinho para promover a marca Portugal como “um todo e de uma forma mais coerente” é o objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, em Lisboa, entre o Turismo de Portugal e a ViniPortugal.
Esta parceria, que, Este “protocolo virado para a acção”, segundo João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, na apresentação, pretende potenciar a promoção e a comercialização internacional do país enquanto destino turístico e produtor de vinhos através de acções conjuntas, sob as marcas VisitPortugal e Vinhos de Portugal, com referência a empresas de vinhos e de turismo nas iniciativas de promoção e comercialização.
A primeira iniciativa resultante desta parceria é o projecto Taste Portugal in London, que vai decorrer de Setembro de 2014 a Março do próximo ano, em alguns dos principais restaurantes londrinos. Este evento vai contar com diversas iniciativas com chefes portugueses, nomeadamente jantares que divulgam e promovem a gastronomia portuguesa junto de ‘opinion leaders’ deste mercado emissor.
Além da parte de promoção internacional, esta parceria entre as duas entidades vai abranger também a questão da formação profissional, estando prevista a integração dos Vinhos de Portugal em mostras e iniciativas de formação para jovens e profissionais do sector, bem como a estruturação da oferta enoturística nacional, identificando “Centros de Turismo de Vinho”. Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, este é uma “aposta na formação profissional, numa perspectiva de melhorar a qualidade do acolhimento”, sobretudo no que toca ao serviço de vinhos.
Presente na assinatura do documento, José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, enalteceu este protocolo estabelecido entre dois sectores que estão a crescer na economia portuguesa, reforçando que aguarda que “no futuro, Portugal seja um país de turismo e vinhos”. Também o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, destacou que “o vinho é uma componente importante no nosso destino e já o é também na nossa promoção”, mas espera que este produto “entre de uma forma mais coerente na promoção da marca Portugal como um todo”.
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