O vinho da Quinta do Cume nasce nas encostas solarengas da antiga terra de Provezende, que reúne características de "terroir" excelentes para um vinho de qualidade.
Este projecto nasceu de um sonho e de uma paixão pelo Douro de Jorge Tenreiro, que apesar de ser cirurgião de profissão, sempre foi apaixonado pelo Douro. Escolheu Provezende, uma aldeia histórica situada na margem direita do Rio Douro, no coração do Douro Vinhateiro, região demarcada e classificada pela UNESCO, como património mundial desde 2001. Provezende reúne todas as características para a produção de um excelente vinho: o terreno acidentado, o solo xistoso, a proximidade com a água, uma exposição solar ideal e altitude, enfim um "terroir" que lhe confere propriedades enológicas inigualáveis. Objectivo primordial foi a produção de vinhos de qualidade, numa vinha de 4 hectares, que está situada a uma altitude de 600 metros o que lhe dá a acidez necessária para este tipo de vinhos.
A construção de adega própria, projecto arrojado do arquitecto António Leitão Barbosa, permite utilizar todas as técnicas mais recentes.
A determinante escolha de enólogo recaiu sobre Jean-Hugues Gros, cuja formação numa das mais reputadas escolas de Enologia na Borgonha em França, tornou este sonho possível. Jean-Hugues Gros de 41 anos de idade estagiou em várias regiões produtoras de vinho do mundo, entre as quais o Douro em 1993, Marrocos, California, Bordéus e Champanhe. Em 1999 escolheu o Douro para desenvolver a sua actividade profissional.
Sem comentários:
Enviar um comentário