segunda-feira, 19 de maio de 2014

A importância dos terroirs no vinho


É talvez a palavra mais utilizada nos contra-rótulos de vinhos, sejam eles brancos ou tintos, para aperitivo ou de sobremesa, caros ou baratos. Terroir é sempre um assunto fascinante. Afinal o que é o terroir?

A definição oficial do OIV para o termo “terroir” refere que se trata de um espaço sobre o qual se desenvolve um saber colectivo das interacções entre o meio Físico e Biológico identificável e as práticas vitivinícolas aplicadas, que conferem características distintivas aos produtos originários deste espaço. O “terroir” inclui características específicas de solo, topografia, clima, paisagem e biodiversidade.

Para os mais pragmáticos, provavelmente terroir é a razão de dois vinhos provenientes da mesma casta, vinificados exactamente da mesma forma, mas originários de vinhas distintas criarem vinhos também distintos. Evidentemente isto é uma demostração de “terroir”. Contudo, só isso não responde à questão o que é o terroir, visto que é apenas uma observação que vinhas diferentes originam vinhos distintos. Entre colher as uvas, e provar o vinho obtido a partir dessas uvas, há um sem número de operações e de fenómenos biológicos desencadeados por leveduras e bactérias que são responsáveis por grande parte dos aromas e sabores de um vinho. Este ponto conduz-nos para o “savoir faire” explicito na definição do OIV e que muitos gostam de excluir que é o lado humano do conceito de terroir

João Sem Vinho - Social Wine Club 
https://www.facebook.com/joaosemvinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...