Duas edições de Moscatel da Adega de Favaios, em Portugal, acabam de ser distinguidas mais recente edição da revista francesa 'Tasted Journal 100% Blind'. A prova esteve a cargo de dois dos melhores 'sommeliers' do Mundo, que classificaram as bebidas lusas com 90.5 e 88 pontos numa escala de 0 a 100.
Markus Del Monego, da Alemanha, e Andreas Larsson, da Suécia, são quem forma a dupla de provadores profissionais, especializados na degustação de vinho, cerveja e outro tipo de bebidas. Os dois quiseram provar o Mocastel de 1980 e o Adega de Favaios 10 anos, classificando-os com uma pontuação de 90.5 e 88, respetivamente.
As provas 'cegas' são feitas em salas de degustação, com procedimentos altamente profissionais, seguindo um rigoroso caderno de regras, quer permite, a qualquer momento, obter um controlo constante e uma reprodução fiável das condições de degustação.
"De cor âmbar profunda, bordado a verde. O aroma é intenso e maduro, a baunilha, especiarias, nozes, madeira, tabaco e melaço. O paladar, com uma doçura elevada, é de ameixa, figos, chocolate e caramelo, algumas notas apimentadas, com um terminar longo e quente", escreve Andreas Larsson sobre o Moscatel de 1980.
Já sobre o Adega de Favaios 10 anos, o especialista conta que este possui, também ele, uma "cor âmbar profunda e um aroma intenso de uvas passas, raspas de laranja, especiarias e caramelo". Quanto ao paladar "é redondo, doce e encantador, com comprimento, equilíbrio e boa intensidade."
A opinião de Markus Del Monego é de que o Moscatel de 1980 apresenta uma "cor mogno escuro, e um "opulento aroma de melaço, ameixas, figos secos, chocolate e mel". No paladar, "casca de laranja seca, chocolate e mel", todos eles aliados a um "bom peso e comprimento”.
Para o Adega de Favaios 10 anos, o destaque vai para um sabor a "flores de laranjeira, casca de laranja cristalizada, marmelada, lírios brancos, notas de mel, açúcar cristalizado e gengibre", bem estruturado com comprimento e bom equilíbrio. "Um estilo muito especial de vinho com grande originalidade", conclui o 'sommelier'.
Fonte:BoasNoticias.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário