sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Jantares Guerrilha": O segredo não está na receita


Jantar fora sem saber com quem, o que vai comer e onde se vai realizar pode parecer improvável mas já fez parte do serão de vários portugueses. 
A companhia é desconhecida, o menu é surpresa e o lugar é secreto, mas esses parecem ser os ingredientes certos para atrair clientes aos primeiros jantares, onde o segredo não está na receita.
A única garantia que os convidados têm é que a Guerrilha vai estar à mesa e a luta vai ser de faca e garfo, num jantar singular organizado pela empresa dinamarquesa "Silver Spoon". Esta "agência de experiências gastronómicas" cozinha refeições e serve histórias à mesa - desta vez, conduzidas ao sabor dos prédios abandonados de Lisboa e do Porto.

Em cada jantar, uma receita artística

O projeto surgiu há cinco anos em Copenhaga, na Dinamarca, pelas mãos da norte americana Tiffany Ng e o que começaram por ser jantares com diferentes temas, chefs e menus a um preço acessível para jovens trabalhadores ou estudantes, são hoje eventos gastronómicos irreverentes espalhados pelas principais cidades da Europa.
Em cada jantar, uma receita artística ditada pelo conceito e espaço onde decorre. A iniciativa já ocupou uma igreja, um antigo bunker de guerra, uma garagem subterrânea, uma rua, um café, um museu e até uma livraria.
Em Portugal, o primeiro prato foi servido em janeiro e teve como palco a estação de metro do Terreiro do Paço, em Lisboa. Os próximos jantares foram marcados para a semana da Páscoa e não tem lugar à mesa quem planeia fazer jejum. 

Edifícios abandonados podem ter casa cheia

Num comunicado lançado pelo Grupo Thema Hotels, parceiro do evento, sabe-se que "durante o recente lançamento da Silver Spoon em Portugal, a equipa teve a oportunidade de constatar o vasto número de edifícios em ruínas e abandonados, parte da paisagem da cidade de Lisboa" e por isso, espera que esse tema seja o ingrediente principal das conversas à mesa e alertar com este jantar para a importância da manutenção do património português.
Apesar da participação ser feita por convite, a mesa não é para todos porque há um número limitado de lugares e a seleção dos membros é feita através de um sistema de lotaria. Os contemplados pela sorte grande vão disfrutar de um "Jantar Surpresa Gourmet" composto por um menu de cinco pratos e o custo é de 80 euros por pessoa, com vinhos incluídos.
Os jantares Guerrilha "ocupam" a invicta pela primeira vez no dia 18 de abril e prometem colocar durante dois dias, os edifícios abandonados com a casa cheia. 
Por Joana Inês Moreira - jpn@c2com.up.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...