«Herdade das Servas Petit Verdot» medalha de ouro na Alemanha
Lançado no final do ano, o alentejano ‘Herdade das Servas Petit Verdot’ subiu recentemente ao pódio do ‘Mundus Vini 2014 – Sringtime Tasting’, que decorreu na Alemenha, arrecadando uma medalha de ouro.
Petit Verdot é uma casta da região de Bordéus, dando origem a vinhos com um perfil bem distinto: fresco e mentolado.
O ‘Herdade das Servas Reserva Petit Verdot tinto 2010’ tem uma cor violeta escura; aromas florais, sugerindo mentol e hortelã, integrados com frutos pretos bem maduros; sabor intenso, macio, bastante elegante e com taninos robustos que lhe garante uma boa longevidade. Ou seja, um vinho com raça alentejana, mas com características típicas da casta que lhe dá origem.
No total foram provados e avaliados cerca de 3.000 vinhos, tendo sido atribuídas 535 medalhas de ouro e 629 medalhas de prata, uma delas ao também produzido pela família Serrano Mira, o ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2011’, uma vinho com um excelente posicionamento e relação de qualidade preço (PVP € 7,67).
O tinto de 2011 é a segunda colheita desta referência e volta a juntar Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Trincadeira. O resultado está à vista: um vinho de cor rubi escura, aromas profundos com nuances de frutos muito maduros; um néctar complexo, num conjunto bem estruturado de final agradável e persistente, que prevê uma evolução positiva durante cinco a sete anos, se conservado em local fresco e escuro e garrafa deitada. 
Fonte:Jornal E