quinta-feira, 6 de março de 2014

Chá, vinho e cacau protegem o coração


O chá, o vinho e o cacau têm efeitos benéficos para o coração, de acordo com estudos apresentados no Congresso Europeu de Cardiologia, que decorreu em Munique, sob o tema “O coração do gourmet – uma relação agridoce?”.

Os cientistas descobriram no chá, no vinho e no cacau vários tipos de polifenóis diferentes (estruturas químicas), com propriedades antioxi­dantes.

De acordo com o investi­gador suíço Andreas Flammer, o cacau pode ter efeitos como uma redução da pressão arterial. O cientista adverte porém: chocolate não é igual ao cacau - este último deve ser consumido preferencialmente numa forma não processada, para que mante­nha as suas propriedades antioxidantes.

Por seu turno, o italiano Giovanni Gaetano garantiu que o consumo moderado de álcool, especialmente de vinho, reduz o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade relacionada com estas patologias.
Num estudo pros­pectivo holandês, verificou-se que o chá poderá evitar doenças cardíacas.

As conclusões destes estudos vêm reforçar outros estudos mais antigos, que apontam no mesmo sentido. O ideal é seres moderado(a) na tua alimentação. O chá é uma excelente fonte de antioxidantes, sendo hipocalórico e uma fonte de hidratação. Um copo de vinho tinto por dia protege o coração. Quando te apetecer um chocolate, opta por um chocolate com alto teor em cacau (mais de 70%) e estarás a contribuir para uma saúde de ferro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...