sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pesquisa mostra: o mundo produz vinhos com 1.469 tipos de uvas

Por Rogerio Ruschel (*)
O blog EnoEventos de Oscar Daudt divulgou que a Universidade de Adelaide, na Austrália, realizou um abrangente levantamento de dados, patrocinado pela Grape and Wine Research Development Corporation, sobre os vinhedos em todo o mundo.
No total, foram pesquisados os vinhedos de 44 países, mais de 500 regiões vinícolas e mais de 2000 variedades de uvas. Veja a cima a Merlot, e abaixo, a Chardonnay. Os dados levantados correspondem aos anos de 2000 e 2010, com algumas informações disponíveis também para o ano de 1990.
O estudo mostra 1.469 variedades de uvas utilizadas para produção industrial de vinhos. E mostra que as variedades mais plantadas no mundo são a Cabernet Sauvignon (290.000 hectares em 2010 – tinta, originária da França/Bordeaux, Merlot (267 mil Ha, tinta, teoricamente nativa da França), Airen (252 mil Ha – branca, nativa da Espanha), Tempranillo (232 mil Ha - branca, nativa da Espanha) e a branca Chardonnay (298 mil Ha – branca, nativa da França, Borgonha). Veja o quadro com as 50 mais plantadas no quadro abaixo.
As variedades menos plantadas no mundo, com  menos de 1 hectare, são a Taming, Terret Gris, Valerien, Vineti, e finalmente a Xinomavro (White).
Artigo originalmente publicado no blog In Vino Viajas em janeiro de 2014. Saiba mais sobre cutura do vinho no In Vino Viajas - http://invinoviajas.blogspot.com.br/ 
(*) Rogerio Ruschel mora em São Paulo, Brasil, é jornalista, enófilo e não tem preconceito contra nenhuma variedade de vinho – apenas contra vinhos ruins.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...