Por Rogerio Ruschel (*)
A principal publicação europeia sobre bebidas alcoólicas, The Drink
Business, da Inglaterra, publicou recentemente um artigo sobre dez grandes
mega-tendências do mundo do vinho em 2014. Acompanhe a seguir.
• 2014 será
um ano de descobertas, com os amantes do vinho na Inglaterra prontos para se
encantarem por vinhos de regiões pouco conhecidas atualmente, como Bierzo da
Espanha (foto acima, cacho de uvas Mencia, de Bierzo) e Campânia e Basilicata
da Itália, passando por rótulos da Hungria e pelo Vinho Verde de Portugal (do
Douro, foto abaixo), com participações também de vinhos diferenciados da
Turquia e da China.
• Teremos
grande confiança na geração de Millennials
• O movimento de vinhos naturais continuará na crista da onda e sustentabilidade será um tema central de todos os níveis (abaixo, foto de Pilar Higuero, vinicultora orgânica espanhola)
• O movimento de vinhos naturais continuará na crista da onda e sustentabilidade será um tema central de todos os níveis (abaixo, foto de Pilar Higuero, vinicultora orgânica espanhola)
• Um melhor
equilíbrio entre a oferta e a demanda será acompanhado por uma mudança no
consumo global
• 2014 será o ano da redescoberta de vinhos com a uva Chardonnay, tida como a rainha das uvas brancas (foto abaixo)
• 2014 será o ano da redescoberta de vinhos com a uva Chardonnay, tida como a rainha das uvas brancas (foto abaixo)
• A forma de
fazer, os temas e enfoques de comunicação e marketing dos vinhos vão continuar
mudando rapidamente, especialmente pela internet
• Vai cair o que na Grã-Bretanha é chamado "Wall of Wine", ou seja, a barreira invisível que divide o mundo do vinho da platéia de consumidores, que muitas vezes percebem o vinho como algo muito complexo e dificilmente acessível
• Vai cair o que na Grã-Bretanha é chamado "Wall of Wine", ou seja, a barreira invisível que divide o mundo do vinho da platéia de consumidores, que muitas vezes percebem o vinho como algo muito complexo e dificilmente acessível
• A China
vai continuar a crescer como mercado consumidor (acima), a plantar uvas e a
produzir vinhos (gráfico abaixo, dados de 2010)
• O limite entre o comércio direto dos fabricantes e as vendas no comércio
retalhista convencional continuará a diluir-se
• Os principais problemas do vinho em 2014, nos principais mercados, virão do mundo da burocracia e da legislação com a pressão do lobby da defesa da saúde e a necessidade de governos fazerem caixa taxando o “néctar de Baco”.
• Os principais problemas do vinho em 2014, nos principais mercados, virão do mundo da burocracia e da legislação com a pressão do lobby da defesa da saúde e a necessidade de governos fazerem caixa taxando o “néctar de Baco”.
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